terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Salmão com limão e dill

DSC01983 - Cópia

Ingredientes:

- 1 filé de salmão

- Suco de 1 limão

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 dente de alho em lâminas

- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

- Dill fresco *

Modo de preparo: Pegue o filé de salmão e tempere com limão, sal e pimenta-do-reino. Por cima coloque o alho, o azeite e o dill. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos e sirva imediatamente.

Sugerimos como acompanhamento arroz com alho poró e cenoura baby sauté.

Bom apetite!

* Conhecendo melhor as ervas …

O dill (também chamado de endro ou aneto) é uma erva cultivada originalmente na Rússia e no Mediterrâneo. Combina bem com salmão, cremes, omeletes e preparações com iogurte. As folhas tem aroma e sabor fresco e delicado. Devem ser frescas e empregadas na última hora (exceto em preparações frias).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Leite materno X Leite de vaca

lv
  
   Ainda falando sobre amamentação, neste post vamos fazer uma comparação muito importante entre o leite materno e o leite de vaca.
  
   Primeiramente devemos partir do princípio que o leite de cada espécie é adaptado às particularidades e necessidades do seu próprio crescimento e desenvolvimento. É por isso que o leite humano é o melhor alimento que uma criança pode receber já que foi especialmente projetado para satisfazer às necessidades de sua espécie.

   Você sabia?
  
   A composição do leite materno irá variar de mãe para mãe, conforme for a sua alimentação; de acordo com a fase da amamentação (no primeiro semestre o leite é mais calórico, e depois sofre uma redução pois, como são inseridos novos alimentos na alimentação da criança o leite deixa de ser sua única fonte de energia); de acordo com o horário da amamentação (durante a tarde, por exemplo, o valor calórico do leite é maior porque tem maior quantidade de gordura).

e ainda...

   O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, que sua composição muda até mesmo durante a própria mamada. No início, tem mais proteína, carboidrato e minerais, e no fim, mais gordura. Incrível, não?

   Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário nem mesmo dar água, chá ou sucos para a criança porque a água é o componente mais abundante do leite materno.

   Já o leite de vaca, é contra-indicado nos primeiros 12 meses de vida do bebê. 

   Ele possui grande quantidade de proteína de difícil digestão, podendo sobrecarregar o rim do bebê, excesso de minerais, além de ser um potente fator alérgico.

   É deficiente em relação às gorduras, vitaminas, ferro e água.

   Sem contar que o leite de vaca não contém as propriedades antiinfecciosas e os fatores de crescimento que o leite materno possui.

   Por isso, a melhor opção é sempre o leite materno. Mas, caso isso não seja possível opte pelas fórmulas infantis pois, até mesmo as fórmulas conseguem ser mais adequadas às necessidades do bebê do que o leite de vaca.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aleitamento materno

Você que é mãe (principalmente de primeira viagem) e ainda está insegura sobre amamentar o seu filho, selecionamos 10 motivos para te incentivar a fazê-lo.

   
    
     1) O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe.
     
     2) Até os 6 primeiros meses de vida, o bebê não precisa de qualquer outro tipo de alimento (água, suco, ...), basta o leite da mãe.
    
     3) A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os 6 primeiros meses de vida é o período mais importante para o desenvolvimento do bebê.
    
     4) A digestão do leite materno é mais fácil. Isso reduz a chance do bebê sofrer com enjôos e cólicas.
    
     5) O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes, cáries, anemia e desnutrição. A criança cresce mais forte e sadia.
    
     6) Está comprovado que bebês alimentados exclusivamente com o leite da mãe nos primeiros 6 meses de vida, ficam menos sujeitos à alergias.
    
     7) O leite materno: é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal.
    
     8) A amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto, e ainda, reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
    
     9) Ainda falando sobre benefícios para a mãe, a amamentação irá auxiliar na perda do peso ganho durante a gestação.
  
     10) Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho, tanto para a mãe quanto para o bebê.