De alguns anos pra cá, a gordura trans se tornou uma das maiores vilãs da saúde. E acredito que todos já estejam carecas de ouvir falar sobre ela, que é prejudicial para saúde, que devemos ingerir o mínimo possível e etc.
Só que você já parou para pensar o que vem a ser, de fato, esta gordura?
Bem… As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras.
Mas, na verdade, esse post de hoje é para dar um ALERTA!
Em grande parte dos alimentos vem escrito na embalagem as seguintes palavras: SEM GORDURA TRANS, ISENTO DE GORDURA TRANS, ZERO DE GORDURA TRANS, LIVRE DE GORDURA TRANS, enfim todas querendo dizer a mesma coisa.
PORÉM…
Como diz o ditado: Nem tudo que reluz é ouro.
A indústria, realmente tem a permissão de utilizar o claim (alegação) "livre de gorduras trans" nos rótulos dos alimentos, mesmo que o alimento pronto para consumo contenha até 0,2g de gorduras trans na porção descrita na informação nutricional. Reparem em um detalhe muito importante: o 0,2g acaba sendo arredondado para 0.
Mas este 0,2g não pode ser ignorado! Vou dar um exemplo simples:
Supondo que a porção descrita na informação nutricional seja de 3 bolachas recheadas. Caso você coma 9 bolachas recheadas e o produto tenha 0,2g de gordura trans (que automaticamente é arredondado para 0, como citado acima), você já estará consumindo uma certa quantidade de gordura trans (no exemplo de 0,2g/porção já seria 0,6g de gordura trans nas 9 bolachas recheadas consumidas).
Assim, na realidade, as indústrias deveriam escrever: zero de gordura trans NA PORÇÃO!
Como costumo reparar muito em embalagens confesso que nunca havia visto uma embalagem…como posso dizer…“honesta” com o consumidor. Mas semana passada encontrei finalmente uma embalagem honesta! Vejam como deveria ser o exemplo …
Então agora vocês já sabem! Não se iludam quando lerem zero de gordura trans pois só será realmente zero na quantidade da porção estabelecida na informação nutricional do rótulo (segue abaixo um modelinho de rótulo).
E outra coisa… quanto que podemos consumir de gordura trans por dia?
A recomendação é que seja consumido o mínimo possível. Não devemos consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário