terça-feira, 7 de junho de 2011

Anvisa veta uso do nome 'ração humana' em rótulo

     Imagem2

   Na moda em dietas, as "rações humanas", compostas de cereais e fibras e encontradas em mercados em todo o país, estão na mira da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

   A agência vai divulgar hoje um alerta de que a substituição de uma refeição por esse produto traz riscos à saúde, já que ele não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação saudável.

   A nota também deve dizer que os produtos não podem usar o nome de "ração humana", nem colocar no rótulo propriedades medicinais, como redução de colesterol.

   Estão liberadas frases que informem que o composto faz bem para a saúde (por exemplo, que melhora o funcionamento do intestino). Mas, para isso, os fabricantes terão que pedir o registro do alimento na Anvisa e apresentar estudos que demonstrem essas características.

   O nome 'ração humana' pode induzir o consumidor a engano e não diz claramente o que é aquele alimento. Alimentos vendidos com essa nomenclatura já estão em desacordo com a legislação sanitária.

   As empresas responsáveis devem ser notificadas e receberão um prazo para cumprir a medida. Caso isso não ocorra, estão sujeitas a multa de até R$ 1,5 milhão.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0706201101.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário