sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pesquisa demonstra grande quantidade de sal e gordura saturada na pizza brasileira

 

   O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) fez uma pesquisa para levantar as informações nutricionais das pizzas industrializadas vendidas no país. Foram analisadas as quantidades de sal e gordura saturada de 433 pizzas das redes de fast food Domino`s e Pizza Hut e das empresas Sadia, Perdigão e Dr. Oetker.

   Os dados sobre a quantidade de gordura saturada e de sódio presente nas pizzas foram levantados a partir dos sites das empresas. A exceção foi a Domino`s, que não disponibiliza as informações na internet. Nesse caso, elas foram solicitadas à rede, por telefone, por um membro do Idec que se passou por consumidor.

   A pizza que apresentou maior teor de SÓDIO foi a de calabresa da Domino`s (1.098 mg por porção). Já em relação à GORDURA SATURADA, a campeã foi a de quatro queijos da Sadia (5,8 g por porção).

   Por outro lado, a marguerita da Domino`s e a marguerita da Perdigão apresentaram a quantidade mais baixa de gorduras (2 g), e a de mozarela da Domino`s é a que possui menos sódio (192 mg).

   É importante frisar que alimentos ricos em gorduras e sódio não precisam ser excluídos completamente da alimentação, mas devem ser consumidos esporadicamente e com moderação, sempre visando uma dieta mais saudável. Isso porque estes alimentos, em  excesso, aumentam a pressão arterial, os riscos de enfarte, derrame cerebral, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

** Você sabe a diferença entre sal e sódio? **

O sal de cozinha é um composto constituído por aproximadamente 40% de sódio - um mineral presente em diversos elementos da natureza. A quantidade ideal estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para o consumo de sal é de 5 g por dia, o que equivale, portanto, a cerca de 2,4 g de sódio.

Um comentário: