Hoje vamos falar um pouco mais sobre a dieta vegetariana, já que estamos no mês dela. A palavra vegetariano vem da palavra latina vegetare, que significa dar vida, animar.
A ausência de qualquer tipo de carne na alimentação é o ponto comum entre todos os vegetarianos. Mas há diferentes correntes dentro dessa linha de alimentação.
Vamos conhecer as principais:
- Vegetarianismo restrito: também conhecidos como vegetarianos puros, é um regime alimentar em que todo e qualquer alimento de origem animal é excluído.
- Veganos (ou vegans): além de seguirem uma dieta vegetariana restrita, os veganos se recusam a usar qualquer item de origem animal, como roupas de couro, lã e seda, assim como cosméticos testados em animais (radicais em excesso, não!?)
- Lactovegetarianismo: não consomem ovos, mas além de vegetais, incluem também o leite e seus derivados no cardápio.
- Ovo-lacto-vegetarianismo: semelhante ao lactovegetarianismo, porém permite também a ingestão de ovos.
- Crudivorismo: composta somente por alimentos crus ou aquecidos, no máximo, a 42°C. É comum nessa dieta a utilização de alimentos em processo de germinação, como cereais integrais, brotos, leguminosas e oleaginosas, por exemplo nozes e amêndoas.
- Frugivorismo: são vegetarianos restritos que ingerem apenas frutos. Lembrando que, o conceito de frutos, nesse caso, inlcui cereais, alguns legumes, como abobrinha e berinjela, sementes oleaginosas e as frutas propriamente!
Não esquecemos da receita prometida! Clique aqui e conheça nossa receita vegetariana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário