Foi aprovada no dia 17 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos, uma nova regulamentação que autoriza a utilização da cirurgia bariátrica como tratamento da obesidade moderada.
Mas o que isso significa?
Isso quer dizer que, agora, pacientes com o IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 30kg/m², com alguma doença associada à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial e apnéia do sono, estão aptos para serem submetidos ao tratamento cirúrgico.
Com o crescimento acelerado da obesidade no mundo, muitos pacientes sofrem com doenças relacionadas à obesidade, porém não possuiam o IMC antes requerido para passarem pela cirurgia, ou seja, acima de 40kg/m² ou acima de 35kg/m² quando a obesidade está associada com outras doenças, como as citadas anteriormente.
Sem contar que é muito comum homens e mulheres engordarem de propósito, isso mesmo, fazerem regime de engorda para poderem se encaixar no principal pré-requisito para realizar a cirurgia bariátrica (IMC > 40kg/m²).
MAS vale destacar que, mesmo com a nova regulamentação, a cirurgia só é indicada para pacientes que já tentaram, sem sucesso, eliminar peso por meio das formas tradicionais, ou seja, por meio de dietas, exercícios físicos e medicamentos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade já atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida, ou seja, estão com pelo menos 40Kg acima do peso corporal ideal.
Bom, agora nos resta esperar e ver o posicionamento do Brasil perante este novo regulamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário