O QUE É O QUE É?
Tem cara de chocolate mas não é chocolate. Tem gosto de chocolate mas não é chocolate.
Curioso pela resposta?
É a alfarroba.
Alfarroba, ou carob em inglês, é o fruto da alfarrobeira, uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. É uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. Sua polpa quando torrada e moída torna-se um pó que é utilizado para substituir o cacau.
A Alfarroba é uma boa alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas E, B6 e B12.
Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais de 38% a 45%. Com isso, a alfarroba possui menor valor calórico e maior quantidade de fibras, além de propriedades antioxidantes.
Os produtos feitos de alfarroba não possuem glúten, lactose e açúcar. Por isso, não há contra-indicações, mas deve, contudo, ser consumida em doses moderadas, uma vez que contém grandes quantidades de taninos que, tal como o café e o cacau, inibem a absorção de proteínas pelo organismo.
A Carob House, com sede em Curitiba, é a única empresa brasileira que industrializa a alfarroba e elabora produtos como barras, bombons recheados e passas de frutas cobertas com alfarroba.
Outra sugestão interessante é utilizar o pó, misturado com leite, no lugar do achocolatado em pó no café da manhã, ou no preparo de bolos e demais receitas que contém chocolate.
Experimente e não deixe de nos contar o que achou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário