quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diet X Light

Muitas pessoas não sabem ao certo a diferença entre esses dois tipos de processo ao qual os alimentos podem ser submetidos. E atire a primeira pedra quem nunca ficou em dúvida a respeito das diferenças entre diet e light!

Por isso hoje, vamos abordar essa questão.

O termo diet pode ser usado em dois tipos de produtos: nos alimentos que são isentos de algum nutriente, como o açúcar, a gordura, o glúten e o sódio; ou ainda, naqueles alimentos destinados à dietas com ingestão controlada de nutrientes, como hipertensão (exige controle de sal), diabetes (açúcar), doença celíaca (pessoas alérgicas ao glúten).

Os alimentos dietéticos são indicados para quem tem restrições nutricionais específicas.

Atenção: para redução de peso (sem nenhuma doença associada) não se indica chocolate diet. No chocolate diet há uma maior adição de gordura para conservar sua consistência após a retirada do açúcar, assim, seu valor calórico pode chegar ou até ultrapassar o do chocolate normal.

Já, os produtos denominados light, são aqueles que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou no total de calorias (indicada na embalagem), quando comparado com o alimento convencional.

Para que se tenha a redução do valor calórico do produto, tem que haver uma diminuição no teor de algum nutriente energético, ou seja, tem que ter tido uma redução na quantidade de carboidrato, gordura ou proteína.

Portanto, enquanto que o produto diet precisa ser isento de determinado nutriente (não sendo necessáriamente o açúcar), o light deve apresentar uma redução de pelo menos 25% do nutriente ou das calorias em relação ao produto convencional (padrão).

O alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos). Esse conceito ficou atrelado à qualidade de vida, já o diet, à doença. A quantidade de alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias.

Confusão é fácil de acontecer, assim...
Ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para ver se eles atendem às suas necessidades.
Fique atento na hora da compra pois, como esses alimentos são mais caros, você poderá estar gastando mais sem a necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário