segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PANELAS

Aprenda como escolher o melhor tipo de panela para o seu dia-a-dia

Primeiramente, é bom saber que as panelas se dividem basicamente em cinco categorias: as feitas com aço inox, as de alumínio, as revestidas com algum tipo de material antiaderente, as de ferro fundido e as de ferro. O que difere uma da outra é a matéria-prima empregada e o que elas podem fazer pelo sucesso dos pratos ali preparados. Então, vamos a cada uma delas:

PANELA DE COBRE

image

Vantagens: o cobre é ótimo condutor de calor, por isso a panela aquece de maneira uniforme, retém o calor por mais tempo e esfria rápido quando retirada da chama.

Desvantagens: em contato com o sal, o cobre pode ser liberado para o alimento e causar danos à saúde. Por isso, essa panela é indicada para o preparo de doces. O ideal é que a panela tenha revestimento interno, geralmente de aço inox, para evitar este problema. Muita atenção!

PANELA DE FERRO

image

Vantagens: ótima condutora e retentora de calor, é boa para pratos que demoram muito no fogo. Estudo realizado pela Unicamp em 2003 comprova que o mineral, liberado durante o cozimento, vai para o alimento e o deixa com uma maior quantidade de ferro, auxiliando no combate a anemia.

Desvantagens: é pesada e pode enferrujar. Na limpeza, se muito esfregada, solta uma ferrugem prejudicial à saúde. 

Dica: na hora da compra, escolha as de cabo de madeira, que não esquentam. Lavar sempre com sabão em barra ou pedra (glicerina, coco)e deixar secar, preferencialmente no fogo.

PANELA DE CERÂMICA

image

Vantagens: é fácil de limpar, não desprendem material nocivo, conserva o calor.

Desvantagens: demora mais tempo para esquentar e algumas com pintura interna podem eliminar chumbo e cádmio.

Dica: Deve ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos a base de chumbo.

PANELA DE PEDRA SABÃO

image

Vantagens: longa durabilidade e não alteram o sabor dos alimentos, pelo contrário ressalta ainda mais. Ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e preparar receitas da cozinha mineira.

Desvantagens: Tem a superfície porosa e pode abrigar micro-organismos. Por isso, é preciso caprichar na limpeza. Use fogo baixo no início do cozimento, para que ela não rache devido ao choque térmico.

PANELA DE ALUMÍNIO

image
Vantagens: é o tipo de panela mais barato. As com fundo grosso são excelentes para dourar carnes sem soltar água.

Desvantagens: o metal pode interferir na cor e até no sabor da comida. Não distribui nem mantém a temperatura e é mais difícil de lavar.

Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, após 3 horas de fervura, alimentos cozidos em panelas de alumínio recebem cerca de 20 mg desse material (6 mg acima do recomendado para consumo humano). Além disso, a USP recomenda evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer. Em contrapartida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que o metal é seguro e adequado para fins culinários. 

PANELA DE BARRO

image

Vantagens: mantém o calor por muito tempo. Permite servir à mesa na própria panela. É interessante o uso de panelas de barro para preparar alimentos aquosos, como molhos, ensopados, feijão e sopas.

Desvantagens: demora para esquentar e exigem muito cuidado na limpeza. Deve-se evitar fazer preparações com baixo teor de água, pois as panelas tendem a desidratar e ressecar o alimento.

Dica: Antes do uso doméstico, é aconselhável adicionar de 2 a 3 colheres de sopa de óleo na panela e levar ao fogo. O óleo irá queimar e, quando começar a formar uma fumaça escura, deve-se desligar o fogo. Este procedimento garante uma melhor impermeabilização da panela e aumenta a durabilidade. Devem ser guardadas secas e sem a tampa.

PANELA DE VIDRO

image

Vantagens: versáteis e sem contra-indicação. Não retém sujeira e não eliminam substâncias. Permite ver o cozimento e aquece rápido. Não passa resíduos para a comida, conservam melhor os nutrientes dos alimentos e são mais higiênicas.

Desvantagens: o alimento gruda facilmente. É cara, pesada e frágil, quebra com facilidade.

Dica: para que dure mais, envolva-a em um pano antes de guardá-la.

PANELA DE TEFLON

image

Vantagens: são anti-aderentes, o alimento não gruda na panela e por isso usa-se menos óleo, o que reduz em até 30% a gordura dos alimentos.

Desvantagens: pode queimar a comida, já que esquenta rápido. Risca com muita facilidade. Para evitar o problema, utilize apenas colheres e espátulas de plástico ou de madeira e jamais lave com esponjas abrasivas, que danificam a camada antiaderente.

Dica: se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, o melhor é substituí-la. Use sempre espátulas de silicone e fogo baixo com essas panelas.

PANELA DE INOX

image

Vantagens: é muito resistente e distribui igualmente o calor. Não altera sabor ou cor dos alimentos.

Desvantagens: custa mais caro. Não é indicada para frituras, já que o óleo pode aquecer demais. Por isso, fique atenta para a comida não passar do ponto. E cuidado para não queimar as mãos, pois as alças também esquentam. São fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.

Dica: seque-a imediatamente após lavar; caso contrário ela mancha, devido ao cloro presente na água. Para evitar que risque, lave-a após o uso com esponja macia e seque bem.

PANELA ESMALTADA (ÁGATA)

image
Vantagens: Leva uma camada de esmalte especial, de vários minerais, para resistir às altas temperaturas e evitar a contaminação por germes e bactérias. Ela se aquece rapidamente e mantém bem o calor. É usada para cozinhar pouca quantidade de alimentos, molhos e sopas.

Desvantagens: São superdelicadas. A camada de esmalte descasca facilmente com pequenas batidas.

Dica: Na hora da limpeza não use materiais ásperos e produtos químicos fortes.

______________________________________________________________

Dicas para conservar as panelas e prevenir riscos à saúde:

- Nunca use abrasivos para limpá-las como: palha de aço e até o limão.

- Ferva as de aço inox três vezes com água, antes de usá-las pela primeira vez.

- Ferver água pode ajudar a retirar gordura.

- Não retire as manchas escuras que aparecem nas de alumínio. As panelas duram mais e a mancha impede a liberação do alumínio no alimento.

- Jamais utilize as panelas para guardar alimentos.

- Nunca deixe as panelas vazias sobre as chamas.

E, para finalizar, ao escolher suas panelas observe três qualidades:

- Saúde

- Praticidade

- Funcionalidade

Um comentário: