A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia, é uma planta da família do gengibre, originária da Índia e é utilizada como especiaria e tempero culinário.
Sua coloração amarela se dá pela presença da curcumina. A curcumina é um flavonóide. Isso mesmo, não é somente no vinho e na uva que encontramos os famosos flavonóides!
A curcumina possui muitos benefícios.
Um deles é para saúde da pele, pois ela auxilia na formação de colágeno, reduz o risco de câncer de pele e ajuda no processo de cicatrização. Outros tipos de câncer que a cúrcuma pode prevenir são: estômago, intestino, mama e fígado.
Ela também auxilia na imunidade, inibindo vírus da hepatite B, como também, reduzindo o crescimento de alguns tipos de bactérias. E estudos recentes relacionaram a cúrcuma com redução de depressão.
Outra característica da curcumina é o fator antiinflamatório. Este fato tem associado o consumo desta especiaria à prevenção da obesidade.
Como aplicar na alimentação do dia-a-dia?
Muito simples! Como a cúrcuma não confere sabor ao alimento nós podemos usar e abusar desta especiaria. Por exemplo, colocar no arroz, feijão, legumes refogado.
As preparações ficam mais coloridas, nutritivas e, o melhor, sem alterar o sabor próprio dos alimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário