O Arroz Fermentado pela Levedura Vermelha (Red Yeast Rice), chegou ao Brasil no século XVI, através do portugueses, na então Capitania de Ilhéus, hoje Bahia. Apesar de pouco conhecida, a versão colorida de um dos alimentos mais consumidos no Brasil tem maior quantidade de nutrientes que o arroz comum.
Tradicionalmente utilizado na China, o arroz fermentado pela levedura vermelha é muito rico em estatinas naturais, as monocolinas. Esta, é uma substância capaz de reduzir níveis de colesterol LDL no sangue, ou seja, o tão conhecido popularmente: “colesterol ruim”.
No Brasil, o fármaco mais utilizado para combater o colesterol é a estatina. No entanto a sua utilização apresenta inúmeros efeitos adversos e muitos indivíduos manifestam uma total intolerância na sua utilização.
Diferentemente das estatinas, a monocolina não possui efeitos adversos conhecidos. Por essa razão, o extrato de arroz vermelho parece ser uma opção saudável para pessoas que sofrem de níveis altos de colesterol.
Benefícios do arroz vermelho:
• Redução do colesterol LDL
• Melhoria na circulação sanguínea
• Ajuda na digestão e na função intestinal
• Altas quantidades de ferro e zinco (três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz tradicional)
O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional, com tempero a gosto.
Acessível, ele pode ser encontrado nas principais redes de supermercados.
Eu sou a cozinheira deste arroz levamos ele á 9 anos para o revelando.Hoje eu costumo falar q o revelando é pai do arroz vermelho de Cruzeiro..Pois foi no revelando q o arroz ficou conhecido em sp..
ResponderExcluir