Não sei se vocês estão lembrados mas em janeiro publicamos no blog sobre frozen yogurt (para ver a postagem clique aqui). Estavam dizendo que, apesar do nome, o frozen iogurte estava mais para sorvete do que para iogurte gelado.
Mas agora esta suposição está mais do que confirmada. Como?
É o seguinte… A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) analisou oito marcas de frozen yogurt quanto a quantidade de bactérias lácticas dos produtos. São elas: Yogolove, Yoforia, Yoggi, Yogoberry, Tutti Frutti, Bendita Fruta, Yogofresh e Yogen Früz.
Vejam os resultados:
- Yogen Früz – a única que realmente é Sorvete de iogurte (frozen yogurt)
- Bendita fruta - Sorvete a base de iogurte
- Yogolove, Yoggi, Yogoberry, Yoforia, Tutti frutti e Yogefresh - Apenas sorvete
Conclusão: Das oito marcas pesquisadas, sete são apenas sorvetes. Isso quer dizer que não possuem quantidades suficientes de bactérias para serem caracterizadas como iogurte. Só o Yogen Früz é mesmo frozen yogurt (sorvete de iogurte) de verdade!
E para piorar a situação, nem todos os fabricantes disponibilizam para você a lista de ingredientes dos frozen yogurts. Embora isso não seja obrigatório por lei, é importante para saber, por exemplo, se o produto contém açúcar e aditivos alimentares. Apenas a Yogen Früz e a Yogolove deixam essa relação à disposição dos seus clientes.
Frente à estes resultados eis que surgem duas boas notícias:
Uma é que os frozen yogurts, de maneira geral, não têm muito açúcar: varia de 5% (Yoggi) a 13% (Yogolove). A outra é que apenas uma marca, a Bendita Fruta, traz gordura total (2,64%) e saturada (2,24%).
Portanto, fiquem ligados na hora de comprar seu frozen yogurt. Ops, melhor dizendo, sorvete!
Nenhum comentário:
Postar um comentário