Recente estudo publicado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil, revela que o brasileiro tem se alimentado de forma mais saudável. A procura por alimentos mais nutritivos, por exemplo, aumentou em 32% e os produtos de maior qualidade teve uma aceitação de 29%, entre os entrevistados.
A pesquisa realizada em 2010, também apontou que os brasileiros estão mais criteriosos na hora de consumir e preferem alimentos que, por sua origem, são mais saudáveis e que proporcionam qualidade de vida, benefícios à saúde e bem-estar. Entre eles, o arroz e o feijão são os produtos mais procurados na hora de fazer compras e constituem, respectivamente, 44% e 36% do mercado consumidor.
Agora alguns números da pesquisa:
Cerca de 69% dos entrevistados relataram ler os rótulos da embalagem, sendo que 52% se preocupam com valor calórico, 39% com a porcentagem de gordura e apenas 8% com a porcentagem de sódio. Este, acaba sendo um fator preocupante visto que o sódio é considerado um importante fator no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial.
Dentre os produtos que mais despertam o desejo do consumidor quando são lançados no mercado estão os iogurtes (32%), as bolachas e biscoitos (28%), o suco pronto para beber (27%), chocolate e bombons (25%), queijos (24%), alimentos congelados ou semi-prontos (21%) e arroz (19%).
Outro dado curioso é que 51% dizem acreditar parcialmente que os alimentos funcionais podem trazer benefícios à saúde e 44% acreditam parcialmente que no futuro alimentos poderão substituir medicamentos. Será!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário