Manteigas e margarinas é a forma de consumo presente em mais de 50% no dia-a-dia de adultos e idosos de São Paulo.
Mas você sabe a diferença entre manteiga e margarina?
A manteiga é um alimento de origem animal (por ser um derivado do leite), rico em gordura saturada e colesterol, além de altos teores de vitamina A.
Já a margarina, é feita à base de gordura vegetal e, por isso, é isenta de colesterol; e também de gordura proveniente do leite, que não chega a ultrapassar 3% da composição total; contêm, ainda, gorduras mono e poliinsaturadas, que contribuem na redução do colesterol ruim (LDL) e da prevenção de doenças cardiovasculares.
De primeira instância, a opção mais vantajosa seria a margarina, porém, para a sua fabricação, os óleos ou gorduras são modificados por um processo chamado hidrogenação. É um processo em que são adicionados átomos de hidrogênio nas gorduras líquidas, para assim obter um produto sólido à temperatura ambiente. Por esse processo, o produto pode conter em sua fórmula, gordura trans. O problema se encontra aí: quanto maior a ingestão dessa gordura, pior para o colesterol e para o coração.
A maioria das gorduras animais é saturada, enquanto a maioria dos óleos vegetais e de peixes contém grandes quantidades de gorduras insaturadas e poliinsaturadas.
A gordura saturada ajuda a formar mais colesterol ruim (LDL); já a monoinsaturada e poliinsaturada auxiliam na diminuição do mau colesterol sem reduzir as quantidades do bom colesterol (HDL).
Algumas pessoas utilizam manteiga ou margarina para fritar ou cozinhar alimentos. Nestes casos, a manteiga se destaca como melhor opção, pois as gorduras presentes nas margarinas se modificam com a ação do calor, podendo acarretar prejuízos ao organismo. Para a manteiga não produzir compostos desagradáveis e nada nutritivos, a dica é esquentá-la pelo menor tempo possível.
ATENÇÃO: Fiquem atentos aos rótulos, pois as margarinas mais sólidas contêm mais gordura trans.
Na prática, enquanto 10g de manteiga somam 74 calorias, a mesma quantidade de margarina tem 35.
DICAS
- As versões light de ambos os produtos são boas apostas, pois contam com menos gorduras totais na composição;
- Aposte nas margarinas isentas de gordura trans;
- Produtos enriquecidos com fitoesterol também são ótimas escolhas. O fitoesterol, normalmente encontrado nas plantas, auxilia na redução do colesterol ruim;
- Dê preferência aos produtos isentos de sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário