Uma pesquisa realizada com 1.200 brasileiros, entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008, pelo Instituto de Pesquisas Ipsos, revela que 49% dos entrevistados têm dificuldades para escolher alimentos saudáveis e 75% gostariam que a indústria ajudasse suas escolhas no momento da compra.
Pensando nisso, a Choices International Foundation lançou no Brasil o Programa Minha Escolha, uma iniciativa global de representantes da Indústria de Alimentos desenvolvida para facilitar a escolha de opções mais saudáveis de alimentos e que já está em mais de 50 países.
O Programa tem dois objetivos centrais:
• Ajudar os consumidores a identificar, de forma simples e rápida, opções saudáveis no momento da compra.
• Estimular as indústrias alimentícias a aprimorar a composição de seus produtos, aumentando, assim, a disponibilidade de alimentos e bebidas mais saudáveis e atendendo a demanda de consumo.
Para concretizar tais objetivos, o Programa Minha Escolha desenvolveu uma ferramenta de comunicação simples, clara e objetiva: o selo MINHA ESCOLHA™.
Trata-se de um logo simples e direto, na frente das embalagens dos produtos das empresas participantes:
Os produtos que estão alinhados com o Programa Minha Escolha têm níveis controlados de QUATRO NUTRIENTES-CHAVE:
• Gorduras saturadas
• Gorduras trans
• Açúcares
• Sódio (sal)
Segundo a OMS, esses são os quatro nutrientes causadores de doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, quando consumidos em excesso.
Algumas empresas que já aderiram ao programa são: Unilever, Perdigão, Batavo.
Somente os produtos cujo perfil nutricional estejam em conformidade com os valores de referência do Programa poderão ter o selo aplicado em suas embalagens.
VIVER UM ESTILO DE VIDA ATIVO E CHEIO DE VITALIDADE, É O SONHO DE TODOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário