domingo, 26 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO




Hoje, 26 de setembro de 2010, é o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa da Federação Mundial do Coração.
Este dia é comemorado sempre no último domingo de setembro. E neste ano de 2010 completa 10 anos de comemoração com o tema: “Eu trabalho com coração”.
O principal objetivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de atividades físicas e desportivas e de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável.
As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano.
Os fatores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.
Então aqui vão algumas dicas de como viver mais saudável:
u Coma alimentos saudáveis – pelo menos cinco porções de frutas e vegetais  por dia e evite gordura saturada.
v Seja ativo e tenha o controle de sua saúde cardíaca – mesmo 30 minutos de atividade física ajuda a evitar ataques cardíacos e derrames.
w Diga não ao tabaco – seu risco de doença cardíaca será diminuído pela metade em um ano e retornará aos níveis normais com o tempo.
x Mantenha um peso saudável.
y Reduza o consumo de sal – isso leva a uma diminuição da sua pressão arterial. A pressão arterial é o fator de risco número um para o derrame.
z Conheça seus números – visite um profissional da saúde para medir sua pressão, seus níveis de colesterol e glicose, calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC) e sua relação cintura-quadril. Uma vez conhecido seu risco geral, você pode desenvolver um plano específico para melhorar sua saúde cardíaca.
{ Limite sua ingestão de álcool – o excesso de álcool pode fazer sua pressão e seu peso aumentarem.
| Encoraje momentos livres de estresse no trabalho.
} Visite, pelo menos, uma vez ao ano seu médico para fazer um check up.
~ Dedique pelo menos uma hora do seu dia a você mesmo.

CUIDE DO SEU CORAÇÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário