sábado, 18 de setembro de 2010

Qual a primeira coisa que você repara no rótulo?

As calorias, claro. Mas, há outras informações tão ou mais importantes.




Uma delas é a denominação de venda - a descrição fiel do que é o produto, que fica no pé da embalagem. Assim, você compra hambúrguer, sem ler que trata-se de carne bovina misturada a carne suína. Também devemos ficar atentos quanto a quantidade de fibra e sódio (sal). E outro ponto importante é a quantidade de gorduras totais e trans. Muitos alimentos diet, sem açúcar, têm mais gordura.

A Anvisa publicou, no dia 29 de julho, uma resolução obrigando os fabricantes de produtos com baixo teor nutricional ou elevadas quantidades de açúcar, gordura saturada ou trans a colocarem um alerta nas publicidades dos produtos. O texto do documento definia quais seriam as quantidades consideradas elevadas e, para esses casos, determinava a inscrição da frase: "O alimento contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração".

A resolução teria 180 dias para começar a valer, mas a Advocacia-Geral da União divulgou um parecer que pede a suspensão da resolução.

Na Inglaterra, existe um sistema de "rótulo semáforo", em que os alimentos são sinalizados com cores quando têm altos níveis de gordura, açúcar ou sal. Então produtos com cores verdes ou amarelas são mais saudáveis do que aqueles em que a cor vermelha aparece mais vezes.

O Brasil definitivamente deveria aplicar este método. Só assim nossos consumidores saberiam realmente o que estão comendo!

Caso você tenha interesse, abaixo está um link do Manual de Orientação aos Consumidores sobre Rotulagem Nutricional: Educação para o Consumo Saudável, disponibilizado pela Anvisa.

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guia_bolso.pdf

Responda a enquete ao lado para sabermos se você entende os termos que aparecem nos rótulos dos produtos que você está acostumado a comprar.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo, 18 de setembro de 2010 - cotidiano 1/saúde 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário