segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Salmão X Ômega 3


A partir de estudos realizados com esquimós da Groenlândia e vilas japonesas, foi estabelecida uma associação entre a baixa incidência de doença do coração e o consumo de peixes e animais marinhos ricos em ômega 3.

Ômega 3 não é nada menos do que uma gordura denominada de ácido graxo poliinsaturado.

Esses ácidos graxos ômega 3 só são encontrados em peixes de água MUITO frias e a concentração de ômega 3 presente no peixe irá depender essencialmente da composição do fitoplâncton local, que é o principal alimento destes peixes. 

Alguns peixes ricos em ômega 3 são: cavala, arenque, sardinha, salmão e atum.

Mas devemos parar para refletir! Moramos em um país tropical então nossa água não é tão fria assim e ainda por cima, por exemplo, o salmão que costumamos comprar é proveniente de cativeiro e são alimentados com ração, sendo assim não ingerem o tal fitoplâcnton, que é exatamente o que contém o ômega 3!  

E outro fato, o estudo citado no começo da postagem foi realizado com indivíduos que possuem além do clima, um cotidiano, um estilo de vida, um hábito alimentar totalmente diferente do nosso.

Com isso, gostaríamos de esclarecer que de nada adianta você ingerir um peixe rico em ômega 3 uma vez por semana e achar que jamais terá problema de coração se não mudar seu estilo de vida.

Então, pratique exercícios físicos, alimente-se de forma saudável, não tome quantidades exageradas de bebidas alcóolicas, não fume...enfim tenha EQUILÍBRIO!

Obs: “O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis” (ANVISA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário